Como emagrecer no inverno

O inverno é uma estação engraçada. Para muitos (no hemisfério norte), é longo período de festas, começando no Halloween, passando no “Thanksgiving” em alguns países até ao Natal e à grande comemoração do Novo Ano.

Com toda esta felicidade e divertimentos, milhões de pessoas acabam por ganhar peso, desprezando todos os esforços feitos ao longo do ano até se depararem com a necessidade de traçar os objetivos para o ano novo. Com efeito, as pessoas sentem-se então frustradas e responsabilizam o seu regime de perda do peso, não compreendendo que o inverno coloca desafios especiais no nosso corpo, para não mencionar o impacto da estação das festas nos nossos hábitos alimentares e no nosso metabolismo.

Veja como pôde ganhar peso durante o inverno:

A estação das festas pode ser a maior culpada – comemos exageradamente, comemos alimentos não adequados para os nossos corpos, e não resistimos ao excesso de açúcar, gordura e calorias (para não mencionar o elevado índice de hidratos de carbono da maioria dos alimentos da época). O tempo frio força-nos a permanecer mais frequentemente encerrados em casa, reduzindo a nossa atividade física e não retardando o nosso metabolismo, bem como também fazemos os nossos corpos perderem poucas calorias.

Para compensar o tempo frio temos tendência a aumentar a nossa ingestão de alimentos gordos e açucarados (alimentos de conforto), com calorias elevadas mas reduzidos em todos os nutrientes necessários e difíceis de processar pelo corpo.

Os nossos corpos reagem ao frio reduzindo as nossas funções corporais, inclusive o nosso metabolismo.

As contas são simples de se fazerem. Se tomar mais calorias, e começarmos a queimá-las em menor quantidade, começamos logo a acumular rapidamente aqueles quilos que não queríamos ganhar.

Então, qual é o segredo para manter o seu peso sob controlo no inverno? Como pode manter os seus objetivos de perda de peso mesmo quando o mundo à sua volta (o estado do tempo e a estação das festas) e o leva a ganhar peso?

Eis uma estratégia em três tempos para emagrecer no inverno e na altura das festas:

Aumente o seu metabolismo para contrapor aos efeitos do tempo, da falta de exercício e da obtenção exagerada de calorias.

Reavalie os seus objetivos de perda de peso e os hábitos alimentares que permanecem na sua mente, favorecendo o aumento da aquisição de calorias durante a estação festiva e o inverno.

Estabeleça uma rotina diária que o leve a exercitar-se ligeiramente aí 15 minutos (no mínimo) para compensar a sua falta de atividade. “Mas espere aí, não nos tinha dito que não necessitávamos de exercício?”

Isso é verdade. Para perder peso, não necessita de exercício. No entanto, um exercício ligeiro no inverno tem dois benefícios principais: permite-lhe manter um nível de atividade regular (a menos que naturalmente, costume correr diariamente uns quilômetros e agora não o possa fazer por causa do tempo, caso em que alguns exercícios específicos de substituição se podem tornar necessários).

O exercício ajuda a queimar as calorias extra que se prepara para consumir. A época festiva tem o lado negativo de nos colocar em cenários sociais onde somos levados a comer mais (qualquer um que tenha querido recusar uma fatia mais de bolo-rei num jantar de família perceberá bem este problema).

Agora vamos analisar individualmente as três etapas.

Aumentando o seu metabolismo

O tempo frio afeta o corpo humano, reduzindo o seu metabolismo. A falta da atividade física regular pode também fazer baixar a sua taxa metabólica, e tudo somado faz com que de repente se encontre numa situação em que está queimando significativamente menos calorias do que o normal. Para inverter este problema, faça o seguinte:

Beba Mais Água

A maioria de dietistas vêem a água como um elemento regulador – executa uma função biológica expelindo substâncias indesejáveis do seu corpo, ajudando à digestão e melhorando a circulação sanguínea.

Ademais, uma investigação recente feita na Alemanha usando o método da calorimetria indireta num quarto fechado (uma maneira exata de medir o consumo de energia) mostrou que beber 1/2 litro de água num local específico pode aumentar a sua taxa metabólica nuns fantásticos 30%!

Quer esteja preguiçosamente recolhido no seu quarto envolvido num cobertor quentinho ou empanturrando-se de doces nesta época, não se esqueça desta maneira fácil de ativar a sua capacidade natural para queimar gordura. Beba 1/4-1/2 litro de água quando acordar e antes de iniciar cada refeição.

Para uma análise mais completa de como a água fria pode ajudar a elevar o seu metabolismo, leia artigos esclarecedores sobre os benefícios de beber regularmente água.

Exercício ligeiro

Para inverter o efeito que a umidade e o tempo frio provocam no seu metabolismo, faça 5 minutos de exercícios ligeiros duas ou três vezes por dia. Não precisa de nenhuns exercícios extravagantes, basta uma sequência simples constituída por alongamentos profundos. Considere isto como se fosse um simples aquecimento antes de uma sessão de treino em ginásio ou antes da sua corridinha diária, com a diferença que deve fazer isto quando acorda, uma vez durante a tarde e outra vez uma hora antes de se deitar.

Isto parece muito simplório mas os alongamentos servem para elevar e regular a temperatura do seu corpo.

O saltitar mesmo que seja feito na neve, ajuda a permanecermos quentes – contudo para nós, o aquecimento tem uma função mais importante; impede que o nosso metabolismo se retarde e permite que o corpo queime as calorias naturalmente.

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